sexta-feira, 31 de agosto de 2007

De volta a Holbox


Foi bem dificil levantar da cama em Puerto Aventuras. Terminei o relato as 2 da matina e acordamos as 5:30. O sol ainda estava nascendo. O visual da sacada da casa era belissimo e aproveitamos para fotografar.



Partimos em seguida para Holbox. Estava guiando um grupo de 4 pessoas pois houveram algumas desistencias. Fomos eu, o Gustavo, o Cove, o Rafael e a Lucia. Era o primeiro grupo de brasileiros que eu levava para ver os grandes tubaroes baleia. Apesar de cansado e com um pouco de sono, estava muito feliz de voltar para Holbox.
Saindo de Puerto Aventuras passamos por Playa del Carmem e Cancun, dois lugares muito conhecidos por conter uma luxuosa infraestrutura hoteleira. No caminho fomos parado pela policia local pois estavamos um pouco acima da velocidade permitida. O policial queria apreender a carteira do Gustavo que estava dirigindo e disse que ele que pagar uma multa na delegacia para resgata-la. Conversamos um pouco e o "seu gualda" disse que poderiamos resolver tudo ali...pelo jeito no mexico os policiais tb eram corruptos e ainda gostavam de exploram os turistas. Fizemos uma vaquinha no carro e demos a ele 450 pesos, o equivalente a mais ou menos 45 dolares. De noite, soubemos que esta era uma pratica comum e eles sempre usavam a mesma ladainha...soda, nao é?
Continuamos nossa viagem e ao chegar em Chiquilá, Marvim e seu compadre Martin ja estavam esperando por nós. Todos ja me tratavam como um amigo de anos. Marvin ja recebeu a turma com piada, dando ao Rafael uma caneta que da choque..igual aquelas da 25 de março em SP. Em seguida ele nos avisou que nao poderia nos acompanhar neste passeio pois teria que resolver problemas pessoais em cancun. Quem iria no seu lugar era seu irmao, Juan, que ja havia saido comigo na ultima operacao em Holbox. Ele estava tranquilo pois sabia que eu ja tinha conhecimento suficiente para guiar o grupo todo. Havia me tornado o primeiro guia brasileiro de Holbox!!!
Partimos entao direto do porto de chiquila para encontrar os tubaroes baleia. Paramos brevemente no pier de Holbox para pegar o Juan. Ja comecei a dar o briefing para a galera e como de costume os golfinhos apareceram logo no inicio da navegacao. O mar estava bem tranquilo e a agua bem mais clara.
Todos estavam anciosos pois era a primeira vez que a maioria estava mergulhando com um tubarao baleia. Proximo a primeira area fiz uma brincadeira avisando Tubarao a vista...todos olharam anciosos...mas na verdade estava apontando um casal de pelicanos descansando na superficie...rs... disseram que na proxima eu iria pra agua.
Ao nosso lado haviam 3 barcos de turismo com apenas 1 tubarao. Descidimos ir para outro ponto onde haviam mais 2 barcos. No caminho encontramos uma bela Arraia Chita, Aetobatus narinari, que estava boiando na superfie. este tipo de arraia possui pintas brancas no seu costado e esta especie era uma das minhas favoritas. Ao nos aproximarmos ela submergiu lentamente. mal sabiamos que em breve encontrariamos suas primas...aguardem!
Ao chegamos proximo dos barcos vimos um grupo de pessoas nadando na superficie. Eles pareciam estar seguindo algo. Eu nao tinha avistado nada, nenhuma nadadeira dorsal ou caldal que poderiam indicar a presenca do animal. Uma parte do grupo resolver se atirar na agua e se aproximar dos outros snorklers. Quando os gritos comecaram, nao havia duvida..tinhamos encontrado nosso primeiro tubarao baleia do dia. Ele media uns 9 metros e estava nadando a meia agua. Todos o seguiam pela superficie. Caimos varias vezes com o mesmo animal e o Gustavo, que tambem estava filmando, vibrava cada vez que voltava de uma imersao. Dei alguns toques sobre melhores angulos e como pegar uma vista frontal. No final ele fez boas imagens. Precisavamos ir revesando grupos para que houvesse sempre alguem com o tubarao. Se perdessemos ele de visat provavelmente nao o encontrariamos novamente. nao demorou muito para isto acontecer. voltamos todos ao barco, ja felizes da vida e partimos para outra area. Olhavamos pro horizonte e nada, nenhuma nadadeira. O fato do numero de tubaroes ter diminuido drasticamente e por estarem apresentando este comportamento de nadar a meia agua, ao invez de proximo da superficie, ja indicava o inicio do fim da temporada destes animais na regiao.
O Cove foi o que ficou mais tempo junto do bicho e recebeu pelo resto do grupo o apelido de scooter. Ele disse que nao sabia quando iria ver um bicho deste novamente e eu garanti que em 5 minutos ele iria ver outro. Nao deu outra, em 5 minutos, EXATOS..rs...o martin avistou a pontinha de uma nadaeira caudal...era uma femea de uns 8 metros. caimos na agua e tinhamos o tubarao so para nos. Caimos varias vezes. O animal estava bem arisco e afundava para aguas mais profundas quando chegavamos muito perto. Em uma das imersoes dei de cara com uma tartaruga, povavelmente uma cabecuda, Caretta caretta, que nadava na minha direcao. Foi um belo mergulho e ficamos ali ate todos estarem completamente satisfeitos.
No caminho de volta avistei um cardume de raias morcego, nao sei exatamente qual especie mas acrdito que pertence ao genero Myliobatis. Pedi para o Martin dar meia volta e caimos na agua. Nao pude acreditar na quantidade de arraias que haviam na agua. Esta especie de arraia geralmente nada em cardumes e ja tinha visto um parecido em Arraial do cabo. Haviam mais de 300..com certeza. Fiquei sobre um grande cardume e outros grupos menores iam se juntado a este grupo principal. Acabei me afastando dos outros mergulhadores e fiquei sozinho no "mar de arraias". Em alguns momentos quase nao se via agua..so os bichanos, que nadavam suavemente sem se importar com a minha presenca. Subimergia para tirar fotos e so voltada pra superficie porque nao estava com cilindros. Nao tinha nenhuma vondade de sair da agua e so voltei pro barco pq o nosso tempo estava acabando.
Esta surpresa fechou com chave de ouro a nossa visita a este lugar magico. Todos estavam felizes e satisfeitos...e isso era o que mais importava para mim. Em meu site digo que o meu objetivo e mostrar as pessoas o prazer de estar proximo a natureza, de se conectar com ela e de voltar a sentir parte dela. Hoje havia cumprido esta missao mais uma vez.
Chegamos em Chiquila e nos despedimos de nossos guias. A expressao de felicidade no rosto de cada um nao passava. sinal de que a experiencia havia sido muito intensa. que bom! Voltamos tranquilamente para Puerto Aventuras.
Tomei um banho e comecei cedo a escrever este relato. Amanha partimos para Cozumel, onde realizaremos diversos mergulhos nos proximos 7 dias.

Aqui deixo as fotos de hoje para que de alguma forma vcs sintam a mesma sensacao de reconexao com a natureza que sentimos hoje.


















quinta-feira, 30 de agosto de 2007

AKUMAL Y PUERTO AVENTURAS


De Tulum parti logo cedo para o norte, sentido Cancun. Meu objetivo era fazer mais um mergulho em caverna e depois me juntar a turma da Scuba Point, em Puerto Aventuras.

Com destino indefinido e dirigindo sem compromisso fui atraido pelo outdoor de um lugar chamado Aktum Chen, nos arredores de Akumal. Este pequeno vilarejo ficou mundialmente conhecido por receber os mergulhadores de caverna que vinham explorar a regiao. O lugar é realmente um "queijo suiço", com buraco por todos os lados.

Aktun Chen" em maya significa "caverna com cenote em seu interior". Os cenotes, tambem conhecidos como olhos dagua em outros lugares, sao a parte mais externa das cavernas submersas e geralmente possuem uma rara beleza. Eles tb servem de acesso para os inumeros mergulhos em caverna da regiao. Mas o objetivo aqui nao era mergulhar. Antes de fazer o meu proximo mergulho em caverna gostaria de conhecer uma caverna nao alagada da regiao e ter uma informacao mais precisa sobre a sua formacao geológica. Este parque parecia ser o lugar ideal para isso. O parque tem uma extensao de 400 hectares de selva tropical virgem e possui 3 grandes cavernas. Olugar tambem possui um mini zoologico e na estrada que leva a recepcao ja se pode observar iguanas, macacos aranhas, tipicos da riviera maya, as famosas tarantulas entre outros bichos. Fiz um tur particular com um guia local e ja no incio da primeira caverna nos deparamos com um morador local que ficou um pouco assustado com a nossa presenca. Era uma raposa cinzenta que nesta epoca costuma aparecer para procriar. Percorremos mais de 600 metros de caverna ate chegar ao grande cenote que existe no interior de "la ultima cueva". Durante o percurso os espeleotemas chamam a atencao. Muito destes chamam a atencao por suas curiosas formas. Estalactites, estalagnites, raizes das arvores que vao crescendo ate encontrar a agua dos lencois freaticos e morcegos compoem o espetaculo. Durante o tur o guia explica cada detalhe e da uma verdadeira aula de geologia. Pude conhecer a fundo, literalmente..rs, o lugar que estava mergulhando. No dia anterior vi estas formacoes durante o mergulho e agora podia entender como tudo aquilo surgiu. Chegamos ao cenote e com um jogo de luzes o lugar fica impressionante. Ao sair senti uma falta de ar. O guia explicou que é normal devido a mudanca de ambiente.
Agora o show era dos animais que habitavam a selva nativa do parque. Tomei uma agua e logo parti.

Estava indo em direcao a Puerto Aventuras. Quanto mais proximo chegava a Cancun mais turistico os lugares iam ficando. Em vez de construcoes rusticas, mega hoteis e parques tematicos tomam conta da paisagem. Puerto Aventuras é um bom exemplo.O lugar é um condomínio fechado com guarita na entrada, uma guarnição da Marinha mexicana, casas de veraneio, vários hotéis e uma marina de alto nível. Tem até tanques para shows com golfinhos, manatis e leoes marinhos. Neste lugar iria encontra com meus amigos e terminaria a fase solitaria da minha aventura. A Scuba Point, uma das escolas de mergulho mais antiga e respeitada no Brasil, sempre alugam um bela casa neste condominio para hospedar seus clientes que vem para ca fazer mergulho em cavernas. Como eles nao haviam regressado do mergulho, aluguei um cilindro em uma operadora local e fui conhecer os cenotes de Chac mol. O lugar tb é bem conhecido pelos mergulhadores e sua area de cavern é muito interessante. Diferente da bat cave, aqui se ve mais pedras e pouco espeleotemas. O que mais impressiona são os tons azul da agua. Fiquei ali...dislumbrado com aquela beleza, recarregando as baterias e me divertindo com um bagres, ciclideos, mollys e outros peixes da caverna.
Terminei o mergulho e voltei para o condominio. Neste momento fiz uma pequena reflexao sobre o nome do lugar. Ironicamente, Puerto aventuras era o lugar onde eu menos me sentia em uma aventura. O conforto, luxo e seguranca deste lugar dificilmente nos leva alem de nossa "zona de conforto pesoal". Costumo dizer que para crescermos precisamos expandir esta zona e ir muito alem dela. Em uma aventura sempre vamos alem de nossa zona e sempre crescemos. Aqui dificilmente isto aconteceria comigo e em vez de Puerto aventuras poderia chamar o lugar de Puerto de descanso, pois aqui daria uma boa relaxada.
Encontrei com o povo que chegava do seu ultimo dia de mergulho e ja comecei a contar sobre a minha experiencia nos ultimos dias. Conseguimos reunir 6 pessoas para ir a Holbox fazer o mergulho com os tubaroes baleia e por coincidentemente fui escalado como Guia...porque será. O primeiro guia brasileiro de Holbox...que beleza hein...
Liguei para o Marvin e avisei que iriamo. Ele se prontificou a nos pegar em Chiquilá e a levar o grupo ate os tubas....eu falei que voltaria pra la..mas nao sabia q seria tao cedo...rs
Agora vou dormir pq ja sao 1 da matina e saimos as 6 da manha. E eu que pensava que iria descansar...hehehehe

continua.....