sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Fim da Aventura


Acabou!!! A viagem de volta ao Brasil foi bem tranquila..tudo nus conforme..rs
Foram 27 dias de aventura. Passei por Holbox, onde fiquei na casa de um nativo e mergulhei com tubaroes baleia, andei pela Riviera Maya, visitando ruinas de antigos templos maias, megulhando em cavernas e me hospedando em albergues, parti para cozumel para mergulhar com um grande grupo de brasileiros e depois parti para o Mar de Cortes, um lugar magico, com uma natureza inospita onde mergulhei com leoes marinho, mobulas manta e outros peixes. Uma grande experiencia que contribuiu muito com o meu crescimento...e que ampliou ainda mais o respeito e admiracao que tenho pela natureza. Agora tenho muito trabalho pela frente com o material coletado!

Durante toda a viagem dividi estas experiencias atraves deste Blog com o objetivo de mostrar belezas naturais, diferentes culturas e incertivar a todos a buscarem mais contato com a natureza. Uma viagem como esta nos ajuda a crescer e nos permite refletir sobre a nossa vida. Para realziar uma viagem assim nao é preciso muito. Basta acreditarmos e ir superando os obstaculos que surgem de maneira proativa. Para vcs terem uma nocao, eu usei apenas cameras compactas, sem muitos recursos, nao tinha muitos dolares e mesmo assim fui me virando. Realizei o trabalho e curti pacas. Fiz o que eu sabia...filmar, fotografar e trabalhar com mergulho. Outras pessoas podem utilizar outros recursos. Cada um tem a sua propria maneira de fazer as coisas acontecerem...e como seres humanos, temos todos os recursos necessarios para realizar nossos sonhos. So precisamos coloca-los em pratica. Nao deixe a vontade passar e agende ja a sua proxima viagem...vc nao vai se arrepender!

Se precisarem de alguma ajuda, dica, guia, "dupla"..rs, deixo a disposicao meu email, site, msn e tel no final da mensagem.

Gostaria de agradecer a todos que me apoiaram e que me ajudaram de alguma forma:

Ao Lalo, Daniel, Mauricio, Khaled, Caio e todo Staff da Scuba Point pela total ajuda, forca e pelas boas risadas durante parte da viagem.

Ao Amilton, Karin e toda equipe da Adventure Travel pela excelente organizacao nas reservas aereas e por quebrar a cabeca tentando resolver um pequeno problema de sobrenome.

Ao Pablo, Paula, Leandro e toda equipe da Sea Sub pelo apoio e equipamentos fornecdios para a viagem.

Ao Marvin e toda equipe da Marvin Tours em Holbox, e ao Fernando Aguilar e toda equipe do Club Cantamar em La Paz, por oferecerem total apoio para a realizacao deste projeto.

A todos que me emprestaram cameras antes e durante a viagem: Daniel, Alexandre, Lalo, Marvin, Tuti, Rafael, Cris, Lucia, Barbara, Jonathan..nao me lembro quantas cameras usei na viagem...rs...valew galera, sem estas cameras a parte fotografica seria prejudicada.

Aos amigos Lawrence, Alcides, Ze Lucio, Luciano e Bruno que deram boas dicas e contatos que ajudaram muito em varios momentos.

Aos novos amigos que fiz no mexico e que de forma singular contribuiram com esta experiencia.

A minha familia e namorada que mesmo nao estando presentes fisicamente, me acompanharam durante a viagem.

A todos que me escreveram desejando boa sorte e mandando energias positivas..vou responder cada email apartir de agora.

E principalmente a todos vcs que leram e que desfrutaram desta aventura. Vcs sao as pessoas mais importantes para a realizacao deste projeto. Espero de alguma forma ter contribuido tambem com a vida de cada um.

Ja estou me preparando para a proxima....aguardem!

Nos vemos aqui....ou em baixo dagua!!!!

Valeu galera!

Grande Abraco!

Cristian Dimitrius
www.diveadventures.com.br
msn: cristiandimitrius@hotmail.com
skype: crisdimitrius
cel: 55 11 9601-2412

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Adios Reina del Mar


Mais um dia de despedia…a parte mais dificil como sempre. Deixar um lugar como este e os novos amigos nao é facil. Mas assim tem que ser. Acordei depois de uma noite tranquila..sem terremotos…e fui ate a marina antes dos barcos sairem para conseguir me despedir de todos..clientes, instrutores, capitaes, divemasters…todos viraram bons amigos e trocamos emails, camisetas e agradecimentos. Troquei meu bone com o Capiato Jose, um velho Lobo do mar que ja esta nesta profissao ha muitos anos. Ele nos levou para conhecer a maioria dos pontos de mergulho e merece ser lembrado. Alias, toda a equipe do Club Cantamar esta de Parabens.. Cada um contribuiu de forma singular para esta aventura. Valew galera!




Apos a partida dos mergulhadores fui realizar minha ultima aventura...visitar a praia de Tecolote e Balandra. Fui para a Estrada pedir carona e nao demorou muito para conseguir…(qdo voltei descobri que este nao é um habito muito comum aqui e pode ate ser perigoso..ainda bem que nao sabia..rs)… A praia de Tecolote é bem movimentada, com bares, lanchas que fazem passeios, kayaks etc. Caminhei mais um kilometro no deserto, debaixo de um sol de 30 graus, ate a bela praia de Balandra…uma praia quase deseta..e muito tranquila. Nao ha quiosques, lanchas nada..apenas umas palapas para seus visitantes se protegerem do sol. Tirei umas fotos e atravessei um pequeno monte ate outra praia, ainda mais deserta…nesta praia ha uma formacao rochosa bem interessante e que virou um dos simbolos de La paz, El Hongo. Esta é uma pedra que devido a erosao tem sua base afunilada. Parece uma gota de cabeca pra baixo..ou como o nome sugere, uma especie de cogumelo. Um belissima paisagem e que fez valer a pena a ardua caminhada.









Voltei para o hotel, de carona novamente..e me preparei para a dura partida.

Antes de sair mais uma experiencia…ajudei o Virgilio, divemaster do local a fazer testes hidrostasticos..isso mesmo…aqui o proprio club cantamar faz os seus testes. Eles possuem uma estrutura completa e ate contam com sua propria camera hiperbarica. Quer mais? Visite o site www.clubcantamar.com para conhecer por completo suas instalacoes..ou melhor, agende ja a sua viagem!!!!
Aproveitei e filmei todo o processo de teste, pois pretendo fazer um video institucional para os meus alunos…sempre comento nos cursos basicos sobre o teste mas nunca mostrei como eles sao feitos..agora tenho o meu proprio material.



Terminamos os testes e fui arrumar as malas…que dureza. Passei na lojinha para comprar umas lembrancas e fiz o check out. A van ja me esperava para me levar para o aeroporto…Parti mais uma vez ja com saudades de todos. Espero voltar em breve…quem sabe guiando grupos.


Foram 10 dias de muitos mergulhos e muita aventura na Baja. Belos encontros com golfinhos, baleias piloto, mobulas “voadoras”, tubaroes baleia entre outros. Este lugar é realmente especial e agora entendo porque Jacques Cousteau chamou o Mar de Cortes De o Aquario do Mundo…


Na beira mar da cidade de La Paz ha varias obras de arte que representam o quanto o mar é importante para a cidade. O mural de Wyland, um pintor famoso que dedica sua obras ao mar e seus habitantes é uma delas. Aqui ele ilustrou os animais que vivem ou visitam as aguas da regiao. Um belo mural.




Outras esculturas tambem ilustram a importancia do mar pra cidade. Uma delas é a representacao de La Reina del Mar, a rainha do mar. Em forma de uma concha corroida pelo constante movimento de mares com um rosto de um espirito feminino, a guardia dos mares zela pelas belezas deste lado do pacifico.


Termino este relato e a minha passagem por La Paz com o poema de Monica Gutierrez de Kiy que ilustra muito bem o papel simbolico desta entidade:

Desde la Tierra donde nace la paz
gobierna en silencio la Reina del Mar
protege su acuario – tesoro immortal
su oasis marino de alga y de sal
y acoge en sus manos al pez que vendrá

La Reina del Mar observa passar
los barcos que llegan los barcos que van
los besos furtivos de espuma y marea
y en completo silencio dicta una ley nueva:
que nadie corrompa su mansion de ballenas
que nadie de atreva a envenenar sirenas
y que a partir de mañana recuerde la tierra
que se repite el milagro si la vida se crea

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Baja - Last dives


Depois de uma noite bem "agitada"...devido a um pequeno terremoto aqui em La Paz...acordei para me preparar para os ultimos mergulhos no Mar de Cortez. É, infelizmente esta acabando!!!
Partimos para o El Bajo para ver se finalmente encontramos o cardume de tubaroes martelo que fizeram esta regiao tao famosa. Chegamos no local, ancoramos, caimos na agua e seguimos a corrente rumo ao azul. Durante o mergulho nem sinal de tubarao martelo, nem um, nadica de nada...infelizmente nao foi desta vez. Nao se pode ganhar todas nao é? Como disse Jose, o Capitao do realidad, nossa embarcacao..asi es El bajo, as vezes mucho, as vezes nada! Bom..de qquer maneira fizemos um belo mergulho no azul.


Partimos pra realizar o segundo mergulho em Punta Lobos. No caminho as famosas Mobulas voadoras do mar de cortes estavam dando show. Pulavam por todos os lados e apos varias tentativas consegui finalmente registrar os saltas destas arraias. Valew a espera e filmei pelo menos uns 5 saltos. Ufa!
Caimos na agua com a esperanca de encontra-las em baixo dagua. Fiquei o mergulho todo olhando pra cima e nada. Quando estava voltando, ja na parada de seguranca elas apareceram. Havia um grupo de 6 ou 7..e entre as mobulas uma arraia morcego similar a que vi em Holbox ( enretanto todas pertenciam a famila Myliobatidae). Um belo presente de despedida.




Partimos para o ultimo mergulho que foi feito na ilhota de San Rafaelito. Havia um lobo marinho deitado nas pedra. Tentei me aproximar mas ele nao gostou..comecou a rosnar e sai de la rapidinho e fui curtir o ponto. O lugar é bem raso e costuma ser utilizado para os mergulhos noturnos. Havia muito peixe porem muitos corais estavam quebrados devido ao numero excessivo de embarcacoes que visitam o local e atiram suas ancoras sem se preocupar com o que tem embaixo. Fiquei revoltado e ao voltar para o club cantamar conversei sobre isso com o Fernando jr, responsavel pelas operacoes. Ele me disse que ja estao tomando providencias e em breve estarao instalando boias nos pontos de mergulho. Fiquei aliviado pois como ja comentei os recifes sao ambientes delicados e uma ancora pode acabar com anos, ou seculos de formacao. Que bom que vao usar boias. A natureza agradece..e os mergulhadores tambem.








Parti pra assistir meu ultimo por do sol aqui na Baja...so que desta vez na bela avenida beiramar da cidade de La Paz...

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Ar, Mar e Ação!!!


Hoje decidi nao mergulhar porque no dia anterio fui convidado pelo piloto do Hidroaviao do shark research Institute, Sidarta, para acompanha-lo em um voo sobre o mar de cortes em busca do Tubarao baleia. Diferente de Holbox, aqui contamos com um hidroaviao para buscar os gigantes gentis e assim que o piloto avista um, ou mais, ele entra em contato com o barco para iformar sua posicao. O aviao tambem é usado pelo Shark Research Institute, um instituto de pesquisa de nova jersey que trabalha em parceria com o Club cantamar para estudar e ajudar a preservar os tubaroes. Mais informacoes em www.sharks.org. Vale apena conferir o trabalho deles.
Assim que o barco partiu comecamos a nos preparar. Coloquei gasolina no aviao, o Sidarta checou o motor...empuraramos ele pra agua e partimos. No começo balanca um pouco mas assim que o hidroaviao decola tudo fica mais tranquilo. De la de cima a vista é impressionante. As montanhas, o deserto, o mar...nao tenho nem palavras...mais tenho algumas fotos.
Voamos mais ou menos 2 hoars em busca do tubarao e nada. Ja estavamos ficando sem gasolina quando encontramos um tubaleia de mais ou menos 7 metros. Aterrisamos ali...para economizar gasolina e esperar o barco. Assim que ele chegou decolamos novamente. Sobrevoamos um pouco a operacao e assim que vimos que estava tudo bem partimos para a base em Pichilingue. Foi uma belissima operacao e ficamos extremamente satisfeitos...os clientes tambem. Havia uma senhora no barco que nao parava de chorar....tinha realizado o sonho de sua vida...mergulhar com um tubarao baleia. Ajudar estas pessoas a realizar este sonho é algo muito gratificante. Quem faz algo assim sabe como é bom fazer parte da realizacao dos sonhos dos outros..principalmente quando o seu soho particular esta envolvido...ambos se realizam...Its a win-win situation..como sempre deveria ser nas relacoes humanas.










De tarde parti pra mais uma aventura, so que deste vez solo. Em Holbox peguei um carro de golf para passear, em cozumel uma scooter e aqui...consegui um Kayak!!!!
Remei por algumas horas do Club Cantamar ate a praia de balandra....me disseram que eram apenas 20 minutos e eu acreditei....acho que o cara estava usando motor..rs. Foi uma bela experiencia, com uma vista sem igual. O mar estava bem calmo e nao havia corrente. No caminho de volta fui presenteado com um belo por do sol.











Cheguei no hotel ja de noite...e so deu tempo de tomar banho, comer um lanche e cair na cama para uma noite longa de sono pois amanha realizo meus ultimos mergulhos no Mar de cortes.....