domingo, 10 de fevereiro de 2008

Roatan - Last dives


Chegamos ao nosso ultimo dia de mergulho. Que pena!!!!
Nos preparamos para as duas imersoes matutinas. Planejamos um deep no primeiro e um mergulho no azul no segundo. Fomos entao para o primeiro ponto, o "french key bank". A boia de marcacao esta amarrada a um velho naufragio, que hoje so resta os pedacos. Logo a frente se encontra as parede que aqui despenca abruptamente rumo ao abismo, um bom lugar para realizar o nosso profundo. Descemos a 40 metros e iniciamos nossa subida em multinivel. O visual la de baixo era impressionante. A parede continuava descendo verticalmente rumo ao azul profundo e para cima a silueta dos mergulhadores que faziam um perfil compunham uma bela cena. O caminho de volta pro barco foi em cima da parede, aos 12 metros. Vimos algumas barracudas, um cardume de enxadas e os tipicos peixes da regiao. Fizemos uma longa parada de seguranca e retornamos ao barco para nosso intervalo de superficie.

Partimos entao para o segundo mergulho, onde descidimos explorar o azul. Descemos aos 20 metros e comecamos a nos afastar da parede. Por uma questao de seguranca resolvemos usar a tecnica da corrente, onde o primeiro mergulhador mantem a parede de arrecife no seu campo visual, o segundo mantem os olhos no primeiro mergulhador, o terceiro mantem o segundo e asimm vai. Desta forma nao nos desorientamos, o que eh facil de acontecer no azul. Eramos em Quatro. O Luiz se manteve proximo a parede, o Roney matinha os olhos no Luiz, o Mauricio no Roney e eu me afastei mais, nao perdendo o Mauricio de vista. Nao havia muita corrente e tudo funcionou muito bem. Vi apenas 2 grandes Wahoos (cavalas) e um Oceanic Triggerfish. Esperava ver mais, talvez um tubarao. Mas o mergulho no azul e sempre assim, uma caxinha de surpresa, as vezes se ve muita coisa..as vezes nada. valeu a experiencia.


Voltamos, almocamos e de tarde...mais mergulho!!!
Desta vez, um drift. Caimos no Cocos View wall e nadamos tranquilamente ate o Naufragio Prince Albert, o belo cargueiro afundado proximo ao hotel. Foi um belo mergulho. Encontramos um cavalo marinho na parede, um cardume de lulas e uma moreia verde no naufragio, que por sinal nem se preocupou com a presenca dos mergulhadores. Foi uma bela maneira de terminar nossa maratona e mergulhos na ilha de Roatan.
Voltamos para o dive center, tiramos a foto do grupo, curtimos uma praia e de noite rolou ate um slide show das fotos da viagem feitas pela Noeli. Show de bola!!!!
A semana foi fantastica e o grupo tinha um excelente astral. Todos entraram na vibe caribenha e nos tornamos bons amigos. Valew Ary, Edson, Eliane, Milton e Elvira, Fabinho e Cris, Paulao e Fatima, Francis, Jose eduardo e Lilian, Luizao, A grande familia (Luiz Gonzaga, Lydia, Luiz Neto, Isadora, Sergio e Francyelle), Marina, Oswaldo e Tereza, Ramilo, Ricardo (Chaveco ou Marroney), Rubens, Wemerson, Roney, a grande fotografa Noeli e o meu grande amigo e companheiro de trabalho na viagem Mauricio. Todos vcs foram 10!!!

Agora eh so preparar as malas e voltar para o Brasil. Confeso que é dificil deixar um lugar assim..principalmente para quem é viciado em mergulho e adora o mar....mas agora sei que em breve, muito em breve, embarco para mais uma viagem, sempre em busca de um contato intimo com a natureza e mais aventuras.

Fotos: Noeli Ribeiro


Videos: Cristian Dimitrius

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Roatan - Dive Maratona 2


O dia comecou bem cedo na ilha de Roatan. Eu e mais 2 mergulhadores, a Noeli e o Roney, todos fominhas por mergulho, descidimos cair as 5 da manha para realizar a primeira imersao do dia. Eu sugeri o horario pois fazia tempo que nao mergulhava nesta hora. A sensacao de cair na agua com as estrelas e sair dela com o sol nascendo é incrivel...e vale a pena madrugar por isso. Alem disso a vida noturna esta bem ativa e os peixes do dia comecando a sair para se alimentar. Partimos do gazebo as 5:15. Estava sem a camera de video, pois nao tinha luzes, entao acabei ficando de iluminador para a Noeli, que estava fotografando. O Roney guiou o mergulho. Ja de cara
encontramos uma moreia e uma cavaca. No arrecife, peixes trombetas, uma moreia dorada, badejos, olho de cao, u baiacu arara, uma lagosta e muito mais. Foi um show de mergulho....que durou 75 minutos. Ao sair da agua ainda fiz uma saudacao ao sol e me preparei para o longo dia que teria pela frente. Tomamos o cafe da manha e partimos para dois mergulhos matinais.

O primeiro foi no Pirates Point, que se encontrava a uns 15 minutos do hotel. A boia do lugar estava amarrada a um velho trator, afundado ali de proposito. Sobre o trator cresceram belas gorgonias, esponjas e outros corais. Com certeza era algo diferente e que nao se ve em todo lugar. De la partimos para a parede, com gigantes esponjas e muitos corais. encontramos um belo cardume de cirurgioes, um Maria-nago (Equetus lanceolatus) e uma bela barracuda. Foi mais um belo mergulho. Regressamos e logo partimos para o segundo do lugar conhecido como 40 Foot point. Foi outro belo mergulho, com muita vida. O maior destaque foi um grande cardume de enxadas que me circularam, xareus e dois grandes badejos.
Paramos para o almoco e na parte da tarde tinhamos um mergulho especial, o shark dive. Estava ancioso por este mergulho, pois iria relembrar meus tempos como shark feeder. Pegamos um onibus do hotel e fomos ate um outro dive center, que se especializou nesta atividade.

Recebemos um briefing, prparamos os equipamentos e partimos para encontrar os tubaroes. O ponto de mergulho se chamava Cara a Cara e sua a profundidade era de 21 metros. Caimos e de cara ja avistamos alguns tubaroes caribenhos de arrecife (Carcharhinus perezi), a mesma especie de Nassau, nadando rente ao fundo. O guia levou um balde com peixes, e isso atraia os tubaroes para uma area conhecida como tambem chamada de arena. Em alguns minutos estavamos cercados por mais de 20 tubaroes. Ficamos com eles por uns vinte minutos, filmando sua inigualavel beleza. De repente o guia abriu o balde e em alguns segundos estava tudo acabado. Ficamos mais alguns minutos com os tubas, que se espalharam pelo lugar. Alem deles, garoupas, badejos e uma grande moreia tambem estavam presentes. O 4º mergulho do dia foi sensasional....mas ainda tinhamops mais um pela frente, o nosso noturno embarcado.


Regressamos ao hotel fantasy island, montamos os equepamentos no barco e esperamos as 6 da tarde para sair para o ultimo mergulho do dia. Voltamos ao 40 foot point e caimos ja de noite. Desta vez eu estava filmando, e a Noeli ficou por conta da iluminacao...um belo trabalho em equipe. Encontramos carangueijos gigantes, lulas,uma moreia, polvos e lagostas.
Bom, depois de 5 otimos mergulho so nos restava ir jantar e descansar..para mais um dia de mergulho...



Fotos: Noeli Ribeiro
Roney

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Roatan - Mary's Place & Dolphin Dive


Mais um dia na bela ilha de Roatan.
Partimos logo cedo para um ponto bem especial, conhecido como Mary's Place.
Este ponto é considerado o mergulho mais bonito e mais famoso da ilha. Nao demorou muito pra entender porque. Descemos ate os 8 metros, bem embaixo do barco, onde haviam muitos corais e esponjas. Nadamos em direcao a parede e descemos ate os 30 metros. De repente avistamos uma fenda enorme, que comeca cerca dos 40 metros e ia ate o topo da parede de coral. A largura da fenda era de mais ou menos 2 metros. Suas parede estavam repletas de gorgonias, corais negros, corais cerebros, esponjas tubulares e as grandes esponjas barris, que aqui atingem proporcoes enormes. Entramos por ela e nadamos pelo menos uns 50 metros dentro deste canion. O visual era incrivel. Nunca havia visto algo assim. Um visual de outro mundo agora registrado pelas lentes de minha camera.
Passamos por mais dois sistemas de canions e saimos no azul, continuando o mergulho no topo da parede.

A cada mergulho em Roatan fico mais impressionado com a saude e conservacao do sistema recifal. Viajando pelo caribe, ainda nao havia visto um lugar com tanta variedade de corais. Todos saudaveis e bem coloridos.
Voltamos ja satisfeitos, mais o mergulho da tarde prometia mais.
Nao realizamos o segundo mergulho da manha pois haviamos marcado um Dolphin Dive, no famoso Anthony's Key Resort. Partimos do Fantasy island as 12:30. Fizemos um trejeto de 30 minutos de microonibus pelas estradas de Roatan e chegamos no AKR.
Sua equipe ja nos esperavam. Assinamos os formularios padrao, pegamos o cinto de lastro e partimos para o mergulho...
opa nao tao rapido....a politica do resort exigia um check de mergulho com todos antes de partir para o mergulho...ou seja, tivemos todos que descer a 2 metros de profundidade, fazer desalagamento de mascara e recuperacao de regulador. Nao doeu nada, mais muitos acharam desnecessario. Bem, regras sao regras.
Partimos para um pequena aula sobre os Golfinhos Nariz de Garrafa (Tursiops Truncatus), a mesma especie do famoso golfinho Flipper. Seu corpo é totalmente cinza, tornando-se mais claro na área ventral. Pode atingir até uns 3,5m de comprimento e um peso de 250Kg em média. Apresenta um "bico" bastante pronunciado, nadadeiras peitorais posicionadas bem a frente e uma aleta dorsal alta. Habitam todos os mares tropicais e temperados do planeta.

A relativa facilidade de sua manutenção em cativeiro permitiu obter-se uma quantidade considerável de dados acerca de sua biologia. Sabe-se que pode viver além dos 25 anos, alcançando maturidade sexual com uns 6-7 anos. O nosso amigo aqui tinha 15 anos e se chamava Fire. Tocamos o belo animal, vimos ele fazer suas incrieis manobras e partimos para o mergulho, no Front Porch, um ponto de mergulho bem em frente ao AKR.
Descemos a 16 metros, em um fundo de areia com alguns cabecos de corais espalhados. O treinador estava nos guiando e os golfinhos chegaram em seguida. Haviam 3, Fire e dois outros. Eles vinham e passavem entre nos e depois sumiam. Derrepente voltavam, nos rodeavam e fugiam de novo. Faltando uns 15 minutos para terminar o mergulho eles voltaram e ficaram conosco o tempo todo.

Era impressionante a forma como eles reconheciam os treinadores. Eles voltavam e ficavam em frente dele, esperando talvez por um suculento peixe. Iniciamos nossa subida e os golfinhos subiram conosco. Podiamos ver da parada de seguranca seus saltos, na superficia...algo realmente fantastico.
Foi uma bela experiencia....
No caminho de volta fomos alertados pela presenca de um tubarao baleia na regiao....procuramos, procramos e nada...nao foi desta vez.
Voltamos a operadora e apfroveitamos para fazer umas comprinhas na lojinha de souvenir...
Saimos de la com o sol se pondo e retornamos ao Fantasy Island para um delicioso jantar com Lagosta como prato principal. Amanha tem mais mergulhos.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Dive Maratona 1


Acordamos bem cedo para um farto café da manha no Paradise Island Dive Resort.
Após abastacer os tanques, partimos para nosso primeiro dia de mergulho.
Dividimos o grupo em dois barcos, um com os mergulhadores mais experientes e outro com os iniciantes. Eu e o Mauricio, decidimos revesar a nossa presenca em cada barco. Hj, fiquei com o dos mais experientes.
Partimos as 9:00 para o primeiro mergulho do dia, no Ponto conhecido como Ankas Place. Esatavamos todos anciosos para saber como é o mergulho em Roatan...nao demorou muito para descobrir pois a navegacao durou apenas 5 minutos..rapido né?...sim, a maioria dos pontos ficam bem na frente do Dive center..e isso facilita muito a operação.
Caimos entao no ankas place. A profundidade embaixo do barco era de uns 6 metros.
Havia muitos....mais muitos corais. Todos saudaveis e bem variados. A visibilidade estava por volta dos 30 metros e a temperatura 28˚C. Navegamos em direcao a parede, onde seu topo se encontrava por volta dos 12 metros...o fundo, nao dava pra ver...devia chegar a uns 200 metros naquele ponto. A diversidade de corais era impressionante..entretanto nao havia muito peixe grande. Fizemos um mergulho tranquilo costeando a parede e voltamos para o barco apos 50 minutos.
Retornamos ao pier para um breve intervalo de superficie e logo partimos para o 2º mergulho do dia, no local conhecido como Missing Link. Encontramos a mesma formacao de arrecifes, porem....muita vida. Cardumes de Cocorocas, piranjicas, uma grande caranha, alguns Badejos entre outros. Encontramos tambem uma grande moreia verde passeando fora da toca. Me posicionei para encontra-la de frente e ela nem exitou, veio em minha direcao....passou a uns 5 centimetros da minha lente e continuou...passando bem embaixo de mim. Foi um belo mergulho.
Voltamos, almocamos e ja saimos para o 3º mergulho, no naufragio Mr Bud. este era barco de pesca que foi colocado ali de proposito, para se tornar um recife artificial. Fica a 18 metros, bem proximo da parede. Mais um mergulho bacana..encontramos lagostas, grandes esponjas, um cavalo marinho e um trombeta, sendo limpo em uma estacao de limpeza. Consegui registra-lo na minha camera..foi uma bela cena.
Voltamos, juntamos nosso equipamento e partimos para o 4º mergulho, bem na frente do hotel. Saimos de um gazebo, com um bom deck pra se equipar. Caimos na agua as 6:00 PM, no luco fusco. Nadamos ate encontrar um antigo DC3, que estava meio desmantelado. Exploramos um pouco ali e partimos para o cargueiro afundado Prince Albert. Um belo naufragio, principalmente se feito a noite. Encontramos lagostas, uma moreia, um polvo, muitos peixes e voltamos para o resort prontos satisfeitos...
Haviamos planejado um 5º mergulho, mas resolvemos abortar e descanasar. Afinal este era o primeiro dia e temos uma longa semana pela frente....

Curtam o video com algumas imagens de hoje. Hasta la vista!!!!

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Roatan, Honduras - Uma Nova Aventura


Hola Amigos!!!
Aqui estou para mais uma aventura. Desta vez, o meu destino é a ilha de Roatan, em Honduras.
Tenho vontade de conhecer este lugar desde 1997. Nesta epoca estava trabalhando como divemaster em Florianopolis e tinhamos no staff, um videografo argentino chamado Pablo que havia trabalhado em Roatan. Ele foi meu primeiro instrutor de video-sub e comentava muito sobre as belezas subaquaticas da ilha. Desde entao fiquei com vontade de mergulhar alí.
Passado 11 anos, fui convidado pelo Lalo, proprietário da Scuba Point para guiar um grupo para Roatan neste carnaval e como de costume, irei compartilhar esta viagem com vcs.
Partimos de Sao Paulo no Sabado, dia 2, as 7:30 da manha. Fizemos uma breve escala em Lima no Peru e depois partimos para San Salvador, capital de El Salvador, o menor país da América Central.

Limitado a norte e por Honduras, a sul pelo Oceano Pacífico e a leste pela Guatemala, El Salvador possui em seu espaco fisico inúmeros vulcões. Podiamos ver varios enquanto sobrevoavamos o país. Muitos deles ainda estao ativos, enquanto outros servem apenas como atracoes para aventureiros destemidos.

Passamos uma noite em sua capital San Salvador, e logo pela manha partimos para Roatan, em Honduras....



Honduras é um dos países mais pobres e menos desenvolvidos da America. A agricultura é um dos pontos mais importantes para a sua economia, entretanto na região conhecida como Bay Islands (Ilhas da Baía), que compreende as ilhas localizadas no Golfo de Honduras, o turismo de mergulho representa uma importante fonte de renda para a economia do país. As maiores ilhas do Golfo de Honduras são Roatán, Guanaja, Utila e Barbareta. O sistema de recifes que envolve as ilhas faz parte da segunda maior barreira de recifes de corais do mundo, perdendo somente para a grande barreira de corais da Austrália.
Roatan, a maior das ilhas, oferece a melhor estrutura para receber turistas (com hoteis, dive centers e um aeroporto internacional) e por isso é a mais famosa. Roatan possui montanhas exuberantes e lindas praias, tudo rodeado por um belo mar azul turquesa. Poderia servir de locação para uma novar versão do seriado "A ilha da fantasia" e por coincidencia, este era o nome de nosso hotel "Fantasy Island".
Aterrisamos sob uma leve chuva e após juntar as trocentas malas de todos os 30 integrantes do grupo partimos para o hotel.


Fizemos o check in sem grandes confusões. O hotel mantem um aspecto rustico e fica em uma bela baía, com aguas cristalinas e cheias de vida. Apesar do imensa vontade de cair na agua, decidimos nao mergulhar no primeiro dia e descansar um pouco da longa viagem. Almocamos e fomos participar de uma reunião com o gerente do dive center, que nos orientou sobre nossa rotina na proxima semana.
Serao no minimo tres mergulhos embarcados por dia, 1 shark dive (que mal posso esperar), encontro com golfinhos, inumeros mergulhos noturnos...ou seja, preparem-se, pois nesta semana, vcs conheceram comigo as belezas submarinas de Roatan.



www.fantasyislandresort.com