segunda-feira, 26 de maio de 2008

INDIA - As Cores do Deserto


India, considerados por muitos um local sagrado. Para mim, uma grande aventura rumo ao desconhecido...Nunca havia estado alí..e lá estavamos nós...Eu, Lawrence e Toni.

Com 1,04 bilhões de habitantes e grande diversidade de línguas e culturas a Índia é a maior democracia do mundo. Mais de 80% da população segue a religião hindu, entretando, 6 religiões sao consideradas oficiais. Violentos conflitos étnicos e religiosos marcam a história recente do país, costumeiramente abalado por desastres naturais como tufões e ciclones. A Índia possui solos férteis, rios caudalosos e extensos recursos minerais. Apesar disso, é um país pobre, onde 70% dos habitantes vivem da agricultura de subsistência. Seus principais produtos são algodão, chá, arroz, juta, fumo e trigo. Muitos dos indianos nao possuem geladeiras, televisao, DVD player e outros bens cobicados por nós, de cultura ocidental. Entretanto eles parecem nao estar a procura disto, estando satisfeitos apenas com algo para comer e um canto para dormir. São pessoas alegres e me pareceram lidar muito bem com sua condicao de vida.


Diversidade Cultural
























Além de 1 bilhão de habitantes humanos que fervilham em suas ruas, a Índia conta com uma variedade de animais que se espalham nas cidades e transformam o trânsito num caos. Em meio às ruas indianas vemos vacas, cavalos, camelos, elefantes, cachorros e macacos.

Animais na India





































Nosso destino era uma dos lugares mais exóticos da India o Rajastão, uma região desértica próxima à fronteira com o Paquistão, onde o contraste cultural com o Ocidente assusta e fascina. Alí, tudo é possível. A religiosidade efervescente, as roupas coloridas, a fauna exótica, o caos no transito, suntuosos Palácios, templos e fortes...tudo isso com o Deserto de Thar como pano de fundo.

Fortes, Templos e Palacios






















A história do Rajastão é repleta de contos de guerreiros rajputs, que defendiam seus reinos contra invasões mongóis e viviam uma vida plena de riquezas. As cidades do deserto foram fundadas em oásis e abrigam complexos arquitetônicos valiosos que contam histórias de inúmeras batalhas. As sobras desse patrimônio ainda estão de pé e recebem inumeros turistas diariamente. Ali temos a sensacão de voltar no tempo e estar de volta a idade média.


Cidades do Deserto




















Durante nossa breve estadia visitamos a Capital do Rajastão, Jaipur, também conhecida como cidade rosa, Bikaner, onde visitamos o "enigmático e polêmico" Templo dos Ratos e Jodhpur, a cidade azul. Viajamos de carro, trem e avião. Parte desta história será contada em breve...um pouco desta experiencia única pode ser vista aqui, através destas fotos...

O Templo dos Ratos










Em breve mais aventuras...