segunda-feira, 28 de julho de 2008

O TEMPLO DOS RATOS

A margem do deserto Thar, no interior da Índia, um templo hinduísta tem uma peculiaridade que o tornou famoso no mundo todo: seus fiéis idolatram ratos. Milhares de roedores compartilham o espaço com as atividades de um templo: rezas, casamentos, doação de alimentos...


Esta matéria foi ao ar no dia 27 de julho de 2008.

Caso não consiga visualizar clique aqui!

Mais Informações
BIKANER
Bikaner é um cidade oásis entre vegetação e dunas de areia. A antiga muralha da cidade retêm um ar medieval, enquanto do lado de fora dos muros, palácios e mansões permanecem. Bikaner foi fundada como um reino independente em 1488 por Rao Bikaji, o filho mais novo do fundador de Jaipur, Rao Jodha. Esta cidade não seria muito conhecida não fosse, talvez, o fato de estar nesta cidade um templo dedicado a adoração aos ratos.

O TEMPLO DOS RATOS
O templo de Karni Mata, a cerca de 33 Km no Sul de Bikaner em Deshnoke, no Estado do Rajastão, e é considerado um dos locais santos dos hindus na Índia. O templo de Karni Mata foi construído no século 17 e no principio do século 20 o Marajá Ganga Singh adicionou o portão de prata e mármore branco a fachada do templo, o qual dedicou a Karniji, uma mística que, segundo eles, viveu no século 15 e que eles consideram uma encarnação de Durga. Uma galeria do templo descreve sua vida. Os hindus a chamam deusa Karni Mata. Ela era filha de um ‘Charan’ do século 16 e que se casou aos 27 anos. Depois de seu casamento ter sido dissolvido, ela tornou-se uma ‘sanyasinand’ (uma errante ascética) e teria dedicado sua vida para o serviço dos pobres. Para os hindus, este templo não é apenas o local onde habita a deusa Karni Mata, mas também os bem alimentados ratos (chamados kabas) que são grandemente reverenciados. Neste templo, ratos são adorados e alimentados com doces e leite, visto que os hindus crêem que, os corpos dos ratos são casas para as almas dos devotos de Kanri Mata que já morreram.

A LENDA
Os hindus dizem que uma vez Karni Mata tentou restaurar a criança morta de um contador de história de volta a vida, mas falhou porque Yama, o deus da morte, já tinha recebido a alma do menino e reencarnando numa forma humana. Karni Mata, famosa por seu legendário temperamento, foi tão afetada pela sua falha que ela anunciou que ninguém de sua tribo cairia nas mãos de Yama novamente. Ao invés, quando eles morressem, todos eles habitariam temporariamente o corpo de um rato, antes de ser reencarnado dentro de sua tribo novamente. Portanto, os ratos são considerados como encarnações dos contadores de história e são muito reverenciados.

CURIOSIDADES
Existem Alguns mistérios no local, um deles é fato dos ratos nunca saírem de dentro do templo, apesar das portas ficarem abertas, e também nunca foi encontrado uma ninhada ou rata grávida no local.
Os ratos brancos (Albinos) são extremamente raros e se fala que quem o avista terá muita sorte.
Outras coisas que intrigam seria que o número de ratos nunca cresce, mantendo sempre estável em torno de 200 mil, e o fato de não encontrarem nenhum tipo de doença no local.


Direcao e Apresentacao
Lawrence Wahba

Producao
Cristian Dimitrius

Imagens
Cristian Dimitrius
Lawrence Wahba
Toni Nogueira

Som Direto
Cristiam Dimitrius

Edicao
William De Rogatis


Leia mais e veja as fotos em postagens anteriores neste blog!!!