
15 dias após voltar de Galápagos embarquei em uma nova aventura...rumo ao Canada meu objetivo agora era filmar o Polvo Gigante do Pacífico (Enteroctopus dofleini) nas aguas frias da ilha de Vancouver e depois voar até a Great Bear Forest para filmar os temidos Ursos Grizzly (Ursus arctos horribilis).
Vou comecar pelas geladas águas canadenses....
Depois de dirigir por mais de 6 horas e passar uma noite no carro, por falta de gasolina, chegamos em Port Hardy, uma pequena cidade no norte da ilha de Vancouver, no estado de British Columbia.





De lá pegamos um taxi marinho até um dive resort bem peculiar, o Browning Pass Hideaway. Trata-se de cuma cabana flutuante escondida dentro de uma enseada de uma ilha distante. Com certeza este não é um daqueles resorts de luxo encontrados pelo mundo afora. Não havia televisão, telefones, serviço de quarto, energia elétrica só quando os geradores estavam ligados e o aquecimento era feito com fornalhas a lenha.


Nosso anfitrião era John DeBroek, um experiente guia que opera na região há mais de 27 anos. Sua experiência nos iria ajudar a encontrar o Polvo Gigante, a enguia lobo entre outros animais.
No mesmo dia partimos para o primeiro mergulho na região, e eu estava ancioso por isso.
Levamos cerca de 10 minutos até o ponto conhecido como Browning wall e ao cair na água percebi porque este lugar era considerado o melhor mergulho em águas temperadas do mundo.
A visibilidade variava entre 6 e 15 metros e a temperatura estava em torno de 6 graus. A parede estava totalmente coberta por invertebrados como anemonas de diversas cores, basket stars, estrelas e ouriços. As cores e peixes que nunca havia visto antes chamavam minha atenção. Eu que ja havia mergulhado em diversos lugares do mundo confesso que nunca tinha visto nada igual.




E os animais mais procurados por nós...





Até mesmo durante as travessias tinhamos oportunidade de apreciar os mais diversos habitantes da região.



Stellar Sea Lion (Eumetopias jubatus)
Tenho certeza que este é um dos melhores pontos de mergulho do mundo e com certeza em penso em voltar lá um dia!
