domingo, 3 de fevereiro de 2008

Roatan, Honduras - Uma Nova Aventura


Hola Amigos!!!
Aqui estou para mais uma aventura. Desta vez, o meu destino é a ilha de Roatan, em Honduras.
Tenho vontade de conhecer este lugar desde 1997. Nesta epoca estava trabalhando como divemaster em Florianopolis e tinhamos no staff, um videografo argentino chamado Pablo que havia trabalhado em Roatan. Ele foi meu primeiro instrutor de video-sub e comentava muito sobre as belezas subaquaticas da ilha. Desde entao fiquei com vontade de mergulhar alí.
Passado 11 anos, fui convidado pelo Lalo, proprietário da Scuba Point para guiar um grupo para Roatan neste carnaval e como de costume, irei compartilhar esta viagem com vcs.
Partimos de Sao Paulo no Sabado, dia 2, as 7:30 da manha. Fizemos uma breve escala em Lima no Peru e depois partimos para San Salvador, capital de El Salvador, o menor país da América Central.

Limitado a norte e por Honduras, a sul pelo Oceano Pacífico e a leste pela Guatemala, El Salvador possui em seu espaco fisico inúmeros vulcões. Podiamos ver varios enquanto sobrevoavamos o país. Muitos deles ainda estao ativos, enquanto outros servem apenas como atracoes para aventureiros destemidos.

Passamos uma noite em sua capital San Salvador, e logo pela manha partimos para Roatan, em Honduras....



Honduras é um dos países mais pobres e menos desenvolvidos da America. A agricultura é um dos pontos mais importantes para a sua economia, entretanto na região conhecida como Bay Islands (Ilhas da Baía), que compreende as ilhas localizadas no Golfo de Honduras, o turismo de mergulho representa uma importante fonte de renda para a economia do país. As maiores ilhas do Golfo de Honduras são Roatán, Guanaja, Utila e Barbareta. O sistema de recifes que envolve as ilhas faz parte da segunda maior barreira de recifes de corais do mundo, perdendo somente para a grande barreira de corais da Austrália.
Roatan, a maior das ilhas, oferece a melhor estrutura para receber turistas (com hoteis, dive centers e um aeroporto internacional) e por isso é a mais famosa. Roatan possui montanhas exuberantes e lindas praias, tudo rodeado por um belo mar azul turquesa. Poderia servir de locação para uma novar versão do seriado "A ilha da fantasia" e por coincidencia, este era o nome de nosso hotel "Fantasy Island".
Aterrisamos sob uma leve chuva e após juntar as trocentas malas de todos os 30 integrantes do grupo partimos para o hotel.


Fizemos o check in sem grandes confusões. O hotel mantem um aspecto rustico e fica em uma bela baía, com aguas cristalinas e cheias de vida. Apesar do imensa vontade de cair na agua, decidimos nao mergulhar no primeiro dia e descansar um pouco da longa viagem. Almocamos e fomos participar de uma reunião com o gerente do dive center, que nos orientou sobre nossa rotina na proxima semana.
Serao no minimo tres mergulhos embarcados por dia, 1 shark dive (que mal posso esperar), encontro com golfinhos, inumeros mergulhos noturnos...ou seja, preparem-se, pois nesta semana, vcs conheceram comigo as belezas submarinas de Roatan.



www.fantasyislandresort.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário