segunda-feira, 9 de junho de 2008

ELEFANTES NA TAILÂNDIA - Mais uma matéria no Faustão

Durante a festa de ano novo budista, visitamos o Centro de Elefantes Maesa, mundialmente famoso pelos incríveis elefantes amestrados. O centro gera recursos financeiros através do turismo que mantém empregados os mahouts, lendários treinadores de elefantes. Os animais levam turistas para passear e fazem um show único no planeta, onde jogam futebol e pintam quadros.







Caso não consiga visualizar clique aqui!



Mais Informações



MAESA ELEPHANT CAMP

Aberto ha 30 anos o centro possui hoje 78 elefantes vivendo lado a lado com seus criadores, os Mahouts. A filosofia do centro é criar uma ambiente natural e saudável para os elefantes, enquanto enquanto envolvem outras pessoas no processo de conservação destes animais.

O centro é importante para gerar recursos aos mahouts e seus elefantes, que não sobreviveriam na natureza, mas algumas ONGs internacionais acusam os treinadores de utilizarem métodos cruéis e violentos durante o treinamento.

Os elefantes do centro maesa são treinados para realizar diversas proezas e uma das mais estraordinarias é a de pintar um quadro. Isto já rendeu ao centro, um titulo no Guiness World records.

Site: www.maesaelephantcamp.com.



MAHOUT

Assim são conhecidos os treinadores de elefantes. A palavra vem do Hindi, Mahaut e Mahavat, que se originam da palavra mahamatra, que significa “algo com grandes medidas”.

Esta tradição é passada de pai para filho, que começam desde cedo. Um filhote de elefante que se acostuma com um mahout, leva este afeto para a vida toda. A ferramenta mais comum usada por eles é chamada ankusha – uma lamina afiada usada para controlar o elefante ao acerta-la atrás da cabeça do animal.

O forma de trabalho dos Mahout pode ser encontrado em uma manual disponibilizado na internet: http://www.elephantcare.org/mancont.htm)



O ELEFANTE ASIATICO

O elefante-asiático (Elephas maximus), por vezes conhecido como elefante-indiano, uma das subespécies, é menor que os elefantes-africanos. No passado existiam desde o sul da China à ilha de Sumatra na Indonésia, e da Síria ao Vietnã.

Os elefantes-asiáticos atingem 3 metros (os africanos 3,5m) até à cernelha, têm orelhas pequenas e defesas um tanto leves. Pesam de 3 a 5 toneladas (os africanos podem chegar a 6ton). A espécie é desde há muito utilizada pelo homem como animal de guerra, em trabalhos florestais e como meio de transporte.

As principais diferenças entre este e o elefante-africano são: costas mais arqueadas, orelhas menores, 4 unhas nas patas traseiras em vez de 3, 19 pares de costelas em vez de 21, ausência de presas de marfim nas fêmeas. s

Na religião hindu, o elefante-asiático está associado a Ganexa, o deus da sabedoria.





Direcao e Apresentacao

Lawrence Wahba



Producao

Cristian Dimitrius



Imagens

Lawrence Wahba

Toni Nogueira

Cristian Dimitrius



Edicao

William De Rogatis



Agradecimentos

Tourism Authority of Thailand





Mais matérias em breve.

Nenhum comentário:

Postar um comentário