Em 1975 o pesquisador sul africano Chris McBride que estudava leões se surpreendeu com um fato raro: filhotes brancos nasceram numa família de leão que vivia na Reserva de Timbavati. Surpreendentemente os animais não eram albinos, apenas tinham uma coloração diferente. McBride estudou estes animais na natureza e ao pesquisar o assunto descobriu que antigas lendas dos povos africanos mencionavam leões brancos.
Os filhotes brancos de Timbavati foram capturados e ao longo de pouco mais de 30 anos cruzando com leões normais (de cor caramelo) geraram 300 descendentes brancos que estão espalhados em zoológicos e parques ao redor do mundo. O gene responsável pela cor branca não é dominante, então num cruzamento de leão comum com um branco, os filhotes nascem comuns. Na geração seguinte, há 25% de chances do filhote nascer branco. Agora na Reserva de Sanbona na África do Sul, esta sendo conduzido o primeiro programa de re-introdução de leões brancos na natureza. Os leões cresceram em cativeiros grandes, com 5 mil hectares, sem contato com humanos e quando jovens foram soltos na Reserva de 54 mil hectares, onde não tem contato com humanos e precisam caçar para sobreviver. Há 2 machos e 2 fêmeas soltos em Sanbona, nascidos de um leão branco que havia sido criado para ser abatido por caçadores, mas que foi salvo e agora é um reprodutor para perpetuar o gene que garante a cor branca.
Para acha-los contamos com ajuda da tecnologia, pois os raros leões brancos tem coleiras com rádio transmissores, que mandam sinais para antenas. Mesmo com a tecnologia, a tarefa de acha-los nem sempre é fácil, pois a área da reserva tem matas fechadas e montanhas sem estrada, onde por vezes os leões se refugiam e passam dias, ou semanas, sem serem avistados.
Como o próprio Fausto Silva comenta no video a seguir, nossa equipe foi a primeira equipe de cinegrafistas brasileiros, e entre os primeiros do mundo, a gravar os leões brancos de Sanbona, livres em seus novos domínios.
Assista a matéria completa como foi mostrada na TV:
Abaixo você pode assistir os videos que foram mostrados na matéria.
VIDA DE LEÃO
Primeiro Vt da matéria "Os Leões Brancos de Sanbona", gravado para o Domingão Aventura.
Aqui mostramos a dinâmica de uma família de leões comuns na natureza. Vemos o macho dormindo, urinando para marcar seu território e andando solitário. Corta para família, com filhotes brincalhões e mães atenciosas, brincando com eles e vigiando-os. Em seguida o rei da selva se aproxima da família, é saudado por sua fêmeas e brinca com os filhotes.
PROGRAMA DE REINTRODUÇÃO DE LEÕES BRANCOS
No segundo VT da série "Os Leões Brancos de Sanbona" vemos inicialmente as deslumbrantes paisagens da reserva de Sanbona, com 54 mil hectares, habitados por 5 mil animais. Depois corta para um cercado grande onde vive o casal reprodutor (ambos brancos) e dois filhotes que em breve serão soltos na natureza. Eles são alimentados de carne fresca de suas presas naturais e não tem nenhum contato com humanos.
A BUSCA PELOS LEÕES BRANCOS DE SANBONA
No tereceiro e ultimo VT da série, mostramos a aventura de Lawrence e sua equipe procurando os leões brancos. Eles saem de jipe e rastreiam o sinal de rádio da coleira, encontram pegadas de leão e com binóculos os avistam de longe. O carro se aproxima e encontram os quatro leões brancos juntos, dois machos e duas fêmeas. O carro se aproxima e a equipe filma os leões até escurecer. Eles ficam agitados e chegam a menos de 2 metros do carro. Com a noite a equipe vai dormir e retorna na madrugada seguinte. Ao encontrar novamente os leões eles estão comendo restos de uma presa que capturaram durante a noite. As fêmeas não estão por perto, sinal de que foram expulsas pelos machos, que não quiseram dividir a comida e estão empanturrados. É muito curioso ver a diferença da silhueta da barriga do leão antes e depois de uma única noite, pois um leão adulto pode ingerir 35kg de carne por dia.
Imagens: Cristian Dimitrius e Lawrence Wahba
Edição: Cristian Dimitrius
Direção: Lawrence Wahba
Informações
Leão
Envergadura
Podem medir cerca de 1,90 m, ter 90 cm de altura e pesar 150 kg.
Tempo de vida
Vivem cerca de 20 anos.
Habitat
Vive num vasto território, que vai desde o Centro até ao Sul da África
Generalidades:
É o Segundo maior felino do mundo, só perdendo para o tigre. Vivem nas savannas africanas onde caçam principalmente grandes mamíferos, como antílopes, zebras, búfalos e javalis; entretanto, um grupo pode abater um elefante que esteja só. Também é freqüente o confronto com hienas, estando estas em bandos ou não, por disputa de território e carcaças. Para sobreviver, um leão necessita ingerir, diariamente, cerca de 5 quilos de carne, no mínimo, mas caso tenha a oportunidade, consegue comer até 30 quilos de carne numa só refeição. Isto acontece porque nem sempre os leões são bem sucedidos, e, logo, sempre que o são, aproveitam toda a carne disponível para não precisarem voltar a caçar tão cedo. Nos grupos de leões, a caça está reservada às fêmeas. Apesar de não participar nas caçadas, o macho é o primeiro a comer, principalmente se o número de presas for pouco. Só depois de saciado é que o macho cede o lugar às fêmeas e aos jovens. O leão é apelidado de o "rei dos animais" por se encontrar no topo absoluto da cadeia alimentar terrestre. Não obstante, são os felinos mais sociáveis do mundo: um grupo pode possuir até quarenta indivíduos, composto na maioria por fêmeas. As leoas podem ter crias a cada dois anos.
O tempo de gestação dos leões é, em média, de 100 a 108 dias, tempo ao fim do qual nascem entre três e quatro filhotes. Um macho dominante pode ter mais de 20 filhotes aos seus cuidados, gerados por varias femeas do seu harem, que defendem com agressividade. Qualquer macho que se aproxima de sua familia pode representar uma ameaça, pois estes costumam matar seus filhotes e roubar suas femeas. Esta ameaça é recebida com muita agressividade e só termina quando os invasores recuam. No dia a dia são extremamente preguiçosos, chegando a dormir cerca de 20 horas por dia.
O Leão Branco
O leão branco constitui uma rara mutação de cor do leão-sul-africano (Panthera leo krugeri), devida a uma particularidade genética chamada leucismo. Não constitui uma subespécie. Distingue-se dos outros apenas pela sua pelagem muito clara, quase branca, causada por anomalias em seus genes. Os seus olhos são dourados ou azuis.Esta característica não acarreta problemas fisiológicos – ao contrário do albinismo, o leucismo não confere maior sensibilidade ao sol. No entanto constitui uma desvantagem, pois reduz a sua capacidade de camuflagem na caça às suas presas.
Dois leões brancos em um Zoo da França.
Estes leões nunca foram muito vulgares na natureza. O gene que confere esta característica é recessivo, e apenas se revela quando são cruzados indivíduos portadores do gene mutante. Este cruzamento é feito propositadamente em zoológicos e por essa razão é nestes onde existe o maior número de indivíduos. Apareciam também na reserva de Timbavati e no parque Kruger, na África do Sul, mas desde 1993 não são avistados, estando provavelmente extintos na natureza.
Existem também leões brancos por albinismo; esses possuem os olhos vermelhos e apresentam grande sensibilidade ao sol.
Leucismo
O leucismo (do grego leucos, branco) é uma particularidade genética devida a um gene recessivo, que confere a cor branca a animais geralmente escuros.O leucismo é diferente do albinismo (doença congenita que causa a falta de pigmentação total ou parcial) : os animais leucísticos não são mais sensíveis ao sol do que qualquer outro. Pelo contrário, são mesmo ligeiramente mais resistentes, dado que a cor branca reflete uma maior quantidade de luz, protegendo mais do calor.
O oposto do leucismo é o melanismo, como ocorre por exemplo com a pantera negra.
Outros exemplos de animais Leucísticos conhecidos:
Tigre-Branco Pavão-Branco
Fotos: R. Wanpers & M.Betley
Outras Curiiosidades
Simbologia
Poucos animais possuem presença tão marcante como símbolo:
* O Leão é um dos doze signos do zodíaco.
* O leão é conhecido como o Rei dos Animais, e assim é retratado em muitas histórias infantis, como O Rei Leão e O gato de botas.
* Sua imagem é normalmente associada ao poder, à justiça e à força, mas também ao orgulho e à auto-confiança.
* O leão também é um símbolo solar.
* Como símbolo do safári africano, pertence ao grupo de animais selvagens chamado de big five, correspondente aos 5 animais mais desejados e ao mesmo tempo temidos pelos caçadores: leão, leopardo, elefante, búfalo e rinoceronte.
* No Brasil, devido à veiculação, em 1979, de uma campanha publicitária sobre a ação fiscalizadora da Receita Federal nas declarações de Imposto de Renda, em que aparecia o animal, tornou-se uma metáfora freqüentemente usada pelos meios de comunicação para simbolizar aquela autarquia[7] ("prestar contas com o Leão", "Leão do Imposto de Renda")
.
cara...você que é feliz....
ResponderExcluir