segunda-feira, 1 de setembro de 2008

India - Macacos Sagrados

Além de 1 bilhão de habitantes humanos que fervilham em suas ruas, a Índia conta com uma variedade de animais que se espalham nas cidades e transformam o trânsito num caos. Em meio às ruas indianas vemos vacas, cavalos, camelos, elefantes e macacos.

Esta foi a ultima matéria da série "Tailândia e India" apresentadas no Domingão do Faustão. Aguardem mais novidades!!!

MAIS INFOMACÕES

OS MACACOS

MACACO-RHESUS
Características:
Alimentação: omnívoro e alimenta-se vegetais e pequenos animais.
Comprimento: 55 cm, mais 50 cm da para a cauda
período de gestação: A gestação dura cerca de 146 a 180 dias e resulta num único filhote.
tempo de vida: até 30 anos em cativeiro
Existe mais de uma dúzia de espécies de macacos asiáticos do gênero Macaca. O mais conhecido é o macaco-rhesus. O fator RH, muito importante nas transfusões de sangue e para a sobrevivência de alguns recém- nascidos, foi descoberto graças às pesquisas feitas com o sangue destes macacos. Cada ano, milhares desses macacos, parentes próximos do homem, são usados nas pesquisas de laboratório. Eles são submetidos a experiências que não podem ser realizadas com pessoas. Outros primatas maiores, como chimpanzés e gorilas, não podem ser capturados em números suficientes. Os defensores dos animais tem protestado contra o uso de tantos macacos em pesquisas científicas.
Todos esses macacos vivem em bandos cujo número varia de acordo com as espécies. Esses bandos comportam-se militarmente, obedecendo estritamente às ordens de comando. Entre essas espécies estão o macaco - japonês, o macaco caranguejeiro, o macaco do Tibete, o macaco-preto das Celebes e muitos outros. Eles variam em tamanho, cor, pelame e especialmente comprimento da cauda.

LANGUR
Características:
Comprimento: 50 a 80 cm, mais 90cm de cauda.
Peso: 9 a 11 Kg
Pele das mãos e pés: negra
Pêlo: amarelo-dourado
Como a vaca, o langur é considerado um animal sagrado pelos hindus. Como ninguém se atreve a matá-lo, seu número continua aumentando. Os langures fazem o que querem e é proibido importuná-los. Eles destroem as hortas e chegam a comer do mesmo prato em que as pessoas estão comendo.
Apesar da cauda longa e felpuda do langur não ser preênsil, ele é um grande acrobata. Sobe ao topo das árvores, salta para a árvore ao lado e se move muito rapidamente. Saem, em bandos, da floresta para atacar as hortas e pomares e depois voltam para as árvores. Os lagures vivem em grandes bandos chefiados pelos machos adultos mais fortes, que lutam sem cessar pela liderança. As fêmeas mantêm-se afastadas. Os filhotes, sempre em grande número, são cuidados pelo grupo todo.
Os langures têm muitos inimigos: aves de rapina, cobras venenosas, panteras e tigres. Quando a presença de um inimigo é notada, o alarme é passado de bando para bando por gritos bem diferentes dos ruídos costumeiros. Os inimigos do langur não são sagrados e a caça diminui muito o número deles. Esse é outro motivo do aumento da quantidade de lagures.

AS CIDADES APRESENTADAS NA MATÉRIA
JAIPUR
Jaipur é conhecida como “a cidade rosa”. Ela foi estabelecida em 1727 pelo Marajá Jai Singh II e como capital da dinastia Kachwaha. No século XIX, a cidade se tornou próspera e em 1900 tinha aproximadamente 160 mil habitantes. Hoje, a capital do estado desértico abriga mais de 2 milhões e meio de pessoas e é a cidade mais poluída do Rajastão. No final de Março, as procissões de elefantes anunciam a Holi, a festa da Primavera Na cidade, homens desfilam de turbante e mulheres desfialm trajando sáris de cores cintilantese coloridas. A cidade é sede da cultura dos Rajastanis (uma etnia de guerreiros). Os fortes e os palácios gloriosos remontam a um passado repleto de abundância e realeza. Mas atualmente, a ‘modernidade indiana’ predomina com muitas motos, porcos, rickshaws, carros barulhentos e pedestres perambulando pelas ruas da capital.

JODHPUR
Jodhpur é uma cidade do estado do Rajastão, na Índia. Localiza-se no noroeste do país. Tem cerca de 907 mil habitantes. Foi fundada em 1459, servindo de capital do estado de Jodhpur ou Marwar até à sua extinção em 1949. Essas casas ao redor do forte pertenciam ao “Brahmins” (em inglês) que significa casta de “padres”, mas depois foram ocupadas por outras castas também. Diz-se que as casas foram pintadas de azul para refletir o calor e espantar os mosquitos.
Tal paisagem pode ser vista e apreciada do alto do forte Meherangarh que é o principal cartão postal da cidade e obviamente, o mais visitado atrativo turístico. O mesmo é imenso e abriga um palácio dos tempos dos Rajputs.

CURIOSIDADES DA INDIA.
• O número de pessoas em qualquer lugar é exorbitante, tudo é muito barulhento e às vezes um pouco sujo e a quantidade de vacas nas ruas então, nem se fala. O número de vacas na Índia é aproximadamente o tamanho da população do Brasil, sendo o pais com o maior numero de vacas do mundo!
• O sistema numérico foi inventado na India. De facto o cientista Aryabhatta foi quem “descobriu” o zero;
• O xadrez foi inventado na India – inicialmente era jogado por 4 jogadores, com 8 peças cada um, jogando 2 contra 2;
• Algebra, Trigonometria e Cálculo são disciplinas que tiveram origem na India;
• O sistema decimal foi desenvolvido na India no ano 100 a.C.;
• A democracia Indiana é a maior do mundo, a India é o 6º maior país e uma das mais antigas civilizações do mundo (cerca de 10 000 anos);
• A India tem o maior número de estações dos correios;
• O maior organismo empregador do mundo são os caminhos de ferro Indianos, empregando mais de um milhão de pessoas;
• Uma das primeiras Universidades apareceu na India em Takshila no ano 700 a.C;
• Apesar da conhecida pobreza, a India era um dos países mais ricos do mundo até ao sec. XVII, altura em que foi tomada pelos Ingleses;
• Até 1896 a India era o único país fornecedor de diamantes do Mundo;
• A indústria cinematográfica da Índia é a maior do mundo. Produz cerca de 700 filmes por ano, emprega 2 milhões de pessoas e atrai 70 milhões de espectadores por semana. Sessenta por cento da arrecadação reverte em impostos para o governo indiano. A enorme quantidade de filmes produzidos reflete-se na qualidade.

Direcao e Apresentacao
Lawrence Wahba

Producao
Cristian Dimitrius

Imagens
Toni Nogueira
Lawrence Wahba
Cristian Dimitrius

Som Direto
Cristiam Dimitrius

Edicao
William De Rogatis

Nenhum comentário:

Postar um comentário