terça-feira, 26 de agosto de 2008

Proteção dos Oceanos!


Nesta semana o Greenpeace Brasil lançou a campanha “Proteção dos Oceanos, entre nessa onda” com o objetivo de alertar a população sobre os principais problemas dos mares brasileiros. Temas como a pesca excessiva, falta de áreas marinhas protegidas , aquecimento global e a falta de uma política nacional para os oceanos são abordados pela campanha, que conta com o relatório “A deriva- Uma Panorama dos Mares Brasileiros” e com o vídeo “O Mar é Nosso?”, co –produzido com o Canal Azul. Neste video um pescador mostra os problemas causados pela ação do homem nos mares do Brasil, aponta soluções e convida a todos para um grande engajamento pela conservação marítima. Tive o grande prazer de trabalhar como produtor deste video, cujo trailer esta disponivel abaixo:

Por estar a tanto tempo envolvido com o mar fico feliz de poder apoiar e fazer parte de uma possível solução para os problemas gerados pela presenca humana. Estamos vivendo um momento crítico com cerca de 80% do nosso estoque pesqueiro ameaçado devido a pesca excessiva. Hoje temos apenas cerca 0,8% de toda área marinha sob jurisdição brasileira são protegidas dentro de unidades de conservação e muito destas areas protegidas sofrem com a falta de fiscalização.
As vezes penso… preciso viajar logo para os lugares onde sonho mergulhar pois daqui a 10 anos talvez ja não tenha mais nada pra ver lá. E isto é muito triste. Quem mergulha ha algum tempo sabe que hoje vemos muito menos peixes do que viamos antigamente em areas que não foram preservadas. Muitos pontos que ja visitei hoje ja nao sao mais atraentes e se continuarmos neste ritmo, nossos belos pontos de mergulho se tornarão desertos em pouco tempo. Precisamos refletir, mudar e agir para conservar nosso património natural e construir um mundo onde nós queiramos viver.

Campanhas como estas nos alertam e nos comovem a fazer algo para mudarmos o nosso destino.

Para adquir o DVD do video “O Mar é Nosso?” entre em contato com o Greenpeace através do site www.greenpeace.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário