terça-feira, 12 de agosto de 2008

Rio Formoso - Quase!


Segundo dia de expedição e hoje decidimos descer 33 km do rio Formoso com a ajuda da Policia Ambiental. Mais uma vez separamos as equipes para cobrir uma area maior. Eu e o Lawrence ficamos com a primeira metade, comecando onde os rios formoso e mimoso se encontram e Amos e Daniel com a segunda metade, navegando até o encontro com o rio Miranda.






Descer este rio foi uma aventura, Muita mata, pequenas corredeiras, Macacos pregos, quatis, muitos passaros e quase nenhum sinal de civilização. Tudo indicava que hoje era o dia!!!
A Agua estava clara e conseguiamos identificar os peixes da superficie. Piraputangas, pacus, curimbatas, dourados, arraias de agua doce…tinha de tudo so nao tinha sucuri.
Proximo a uma corredeira o Lawrence gritou…olha lá uma sucuri gigante! O bicho era grande mesmo e devia medir uns 7 metros. Esatava deitado em um tronco tomando o seu sol. Nos apressamos para cair na agua mais o animal foi mais rapido, assim que a cobra percebeu nossa presença, se escondeu em uma toca, embaixo da galhada. Caimos na agua e procuramos por um tempo, só que sem sucesso. Ela se escondeu mesmo. 1 a 0 pra sucuri.





Voltamos pro barco e continuamos descendo e derrepente o guarda ambiental nos mostra outra sucuri, tambem deitada tomando sol. Esta era um pouco menor, devia ter uns 4, 5 metros. Fizemos mais silencio, nos aproximamos devagar mais foi so chegar perto e vupt a cobra se escondeu de novo. Mais um baile, 2 a 0 pra sucuri. Descidimos descer um pouco pela agua, esperando encontrar uma embaixo dagua. Enquanto procurava pela sucuri ia apreciando a rica fauna do rio formoso. Cascudos, caragueijos, arraias entre outros surgiam com frequencia no meu caminho. A paisagem era bem interessante, composta por pedras, galhos de arvores, troncos e algumas plantas. A profundidade variava muito passando de 6 metros a 50 cm em um piscar de olhos.





Apos algum tempo na agua sem encontrar o bicho resolvemos voltar ao barco. Ja devia ser umas 4 da tarde e a luz ja estava diminuindo rapido. Tinhamos pouco tempo para encontrar o bicho e pouco antes da chegada avistamos a terceira sucuri do dia. Esta era de outra especie, uma sucuri- verde (Eunectes murinus).
A Sucuri amarela (Eunectes notaeus)é menor, chegando a 6 metros, e é endemica da zona do Pantanal. Ja a verde, maior (chegando até 10 metros), ocorre em áreas alagadas da região do cerrado e da amazônia, sendo que, neste último bioma, costumam alcançar tamanhos maiores.
Nao deu nem tempo de virar o barco e ela ja estava se movimentando…entrando na agua. So que nao em nossa direcao e sim pra dentro de sua toca. Assim fica dificil…todas se esconder…3 a 0 para elas! Vamos ter de mudar de tatica na proxima.







So que o dia estava acabando e ja nao tinhamos quase nada de luz. Chegamos ao final da nossa segunda jornada e ate agora nada de mergulho com a sucuri. A busca continua....

Nenhum comentário:

Postar um comentário