segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Bonito - Em Busca da Sucuri


Aqui estou eu..novamente em busca de grandes emoções...e grandes animais. Desta vez partimos pra Bonito, no Mato Grosso do sul, com a missao de encontrar, filmar e mergulhar com a maior sepernte do mundo, a Sucuri.
A sucurí (Eunectes sp.) (Tambem conhecida como anaconda) pode atingir até 12 metros de comprimento. Possui um habito semi-aquatico, vivendo boa parte do seu tempo na água. E é neste meio que a estavamos procurando. Como disse um dos nossos objetivos é mergulhar com a sucuri, e é claro, filma-la embaixo d'água. Só que encontrar um animal desses na natureza não é fácil. Em baixo d'água então, muuuito mais dificil. Além de um ótimo planejamento, suporte de pessoal local, muito tempo nos rios da regiao, equipamento certo, coragem e muita disposição...vamos precisar de um pouco de sorte!
Nessa empreitada maluca estou eu, Lawrence Wahba, o premiado fotógrafo israelense Amos Nachoum(www.biganimals.com), que veio ao Brasil com o objetivo de fotografar a sucuri em baixo d'água, e seu guia Daniel de Granville. Enquanto Amos e Daniel seguiram para o banhado do rio formojo, um brejo cheio de capim navalha, Lawrence e eu comecamos nossa busca descendo o Rio da Prata. Nosso guia era o Juca, proprietario da Ygarapé Tour (www.ygarapé.com.br), uma das mais antigas agencias de ecoturismo de Bonito.
Descemos o rio de barco, olhando atentamente para a sua margem. A Sucuri é um animal de sangue-frio, ou seja, não produzem calor com as próprias células, portanto a temperatura do seu corpo varia com o ambiente. Possuem um metabolismo lento e inconstante e precisam ficar parados no sol até se aquecerem. Resumindo, esparavamos encontrar uma tomando seu sol na margem do rio. Olhos atentos, muito silencio e nada.



Derrepente o Juca avistou algumas bolhas na agua e avisou que aquilo não era peixe não. Chegamos mais perto mais não era uma sucuri, e sim um jacaré de coroa (Paleosuchus palpebrosus
). Este é o menor dos crocodilianos, com 1,45 a 1,70 m de comprimento e prefere águas limpas e claras. Caímos para filmar e passamos um bom tempo com o bicho. que nos deu um certo trabalho. Esta era uma experiêncis totalmente nova pois nunca havia mergulhado com jacarés. Terminamos a sessao por achar que o bicho podia estar ficando estressado com a nossa presença e com certeza não iriamos gostar de ter um animal com uma mandibula do tamanho da minha cabeca encomodado com a nossa presenca. Continuamos entao a busca pela sucuri. Passamos o dia todo no rio e nada da cobra. Ééé, pelo jeito não vai ser facil mesmo... A noite caiu e tinhamos que descansar, pois amanha continuamos em busca da sucuri.




Nenhum comentário:

Postar um comentário