quinta-feira, 30 de agosto de 2007

AKUMAL Y PUERTO AVENTURAS


De Tulum parti logo cedo para o norte, sentido Cancun. Meu objetivo era fazer mais um mergulho em caverna e depois me juntar a turma da Scuba Point, em Puerto Aventuras.

Com destino indefinido e dirigindo sem compromisso fui atraido pelo outdoor de um lugar chamado Aktum Chen, nos arredores de Akumal. Este pequeno vilarejo ficou mundialmente conhecido por receber os mergulhadores de caverna que vinham explorar a regiao. O lugar é realmente um "queijo suiço", com buraco por todos os lados.

Aktun Chen" em maya significa "caverna com cenote em seu interior". Os cenotes, tambem conhecidos como olhos dagua em outros lugares, sao a parte mais externa das cavernas submersas e geralmente possuem uma rara beleza. Eles tb servem de acesso para os inumeros mergulhos em caverna da regiao. Mas o objetivo aqui nao era mergulhar. Antes de fazer o meu proximo mergulho em caverna gostaria de conhecer uma caverna nao alagada da regiao e ter uma informacao mais precisa sobre a sua formacao geológica. Este parque parecia ser o lugar ideal para isso. O parque tem uma extensao de 400 hectares de selva tropical virgem e possui 3 grandes cavernas. Olugar tambem possui um mini zoologico e na estrada que leva a recepcao ja se pode observar iguanas, macacos aranhas, tipicos da riviera maya, as famosas tarantulas entre outros bichos. Fiz um tur particular com um guia local e ja no incio da primeira caverna nos deparamos com um morador local que ficou um pouco assustado com a nossa presenca. Era uma raposa cinzenta que nesta epoca costuma aparecer para procriar. Percorremos mais de 600 metros de caverna ate chegar ao grande cenote que existe no interior de "la ultima cueva". Durante o percurso os espeleotemas chamam a atencao. Muito destes chamam a atencao por suas curiosas formas. Estalactites, estalagnites, raizes das arvores que vao crescendo ate encontrar a agua dos lencois freaticos e morcegos compoem o espetaculo. Durante o tur o guia explica cada detalhe e da uma verdadeira aula de geologia. Pude conhecer a fundo, literalmente..rs, o lugar que estava mergulhando. No dia anterior vi estas formacoes durante o mergulho e agora podia entender como tudo aquilo surgiu. Chegamos ao cenote e com um jogo de luzes o lugar fica impressionante. Ao sair senti uma falta de ar. O guia explicou que é normal devido a mudanca de ambiente.
Agora o show era dos animais que habitavam a selva nativa do parque. Tomei uma agua e logo parti.

Estava indo em direcao a Puerto Aventuras. Quanto mais proximo chegava a Cancun mais turistico os lugares iam ficando. Em vez de construcoes rusticas, mega hoteis e parques tematicos tomam conta da paisagem. Puerto Aventuras é um bom exemplo.O lugar é um condomínio fechado com guarita na entrada, uma guarnição da Marinha mexicana, casas de veraneio, vários hotéis e uma marina de alto nível. Tem até tanques para shows com golfinhos, manatis e leoes marinhos. Neste lugar iria encontra com meus amigos e terminaria a fase solitaria da minha aventura. A Scuba Point, uma das escolas de mergulho mais antiga e respeitada no Brasil, sempre alugam um bela casa neste condominio para hospedar seus clientes que vem para ca fazer mergulho em cavernas. Como eles nao haviam regressado do mergulho, aluguei um cilindro em uma operadora local e fui conhecer os cenotes de Chac mol. O lugar tb é bem conhecido pelos mergulhadores e sua area de cavern é muito interessante. Diferente da bat cave, aqui se ve mais pedras e pouco espeleotemas. O que mais impressiona são os tons azul da agua. Fiquei ali...dislumbrado com aquela beleza, recarregando as baterias e me divertindo com um bagres, ciclideos, mollys e outros peixes da caverna.
Terminei o mergulho e voltei para o condominio. Neste momento fiz uma pequena reflexao sobre o nome do lugar. Ironicamente, Puerto aventuras era o lugar onde eu menos me sentia em uma aventura. O conforto, luxo e seguranca deste lugar dificilmente nos leva alem de nossa "zona de conforto pesoal". Costumo dizer que para crescermos precisamos expandir esta zona e ir muito alem dela. Em uma aventura sempre vamos alem de nossa zona e sempre crescemos. Aqui dificilmente isto aconteceria comigo e em vez de Puerto aventuras poderia chamar o lugar de Puerto de descanso, pois aqui daria uma boa relaxada.
Encontrei com o povo que chegava do seu ultimo dia de mergulho e ja comecei a contar sobre a minha experiencia nos ultimos dias. Conseguimos reunir 6 pessoas para ir a Holbox fazer o mergulho com os tubaroes baleia e por coincidentemente fui escalado como Guia...porque será. O primeiro guia brasileiro de Holbox...que beleza hein...
Liguei para o Marvin e avisei que iriamo. Ele se prontificou a nos pegar em Chiquilá e a levar o grupo ate os tubas....eu falei que voltaria pra la..mas nao sabia q seria tao cedo...rs
Agora vou dormir pq ja sao 1 da matina e saimos as 6 da manha. E eu que pensava que iria descansar...hehehehe

continua.....































Nenhum comentário:

Postar um comentário