domingo, 2 de setembro de 2007

Cozumel II - A Drift


Logo pela manha fui desfrutar do farto cafe da manha do hotel El Cid La Ceiba. Frutas, panquecas, paes, sucos, cereais..etc, etc, etc...uma realidade bem diferente do que a semana passada....hehe. Ja estou sentindo falta da aventura...sera que isso é masoquismo? afinal estou em ume excelente hotel, de frente pro mar, piscina, cafe da manha e mergulhos ilimitados...hmmmm...acho que vou visitar um psicologo quando voltar.

Bueno..estamos aqui para mergulhar e logo apos o cafe da manha caimos na agua...bem em frente ao hotel. O mergulho foi bem tranquilo. O objetivo era ajustar os lastros e se familiarizar com o ambiente. Eu aproveitei tb pra checar a camera e ajustar umas lentes. O lugar é bem raso, chegando no maximo a 12 metros de profundidade. Alguns cabeços de corais, um velho trimaram e os destrocos de um DC3 sao os atrativos do mergulho. Apesar de nao ser um dos melhores pontos nos divertimos bastante. Vimos uma pequena raia amarela, lulas, peixinhos coloridos e algumas anemonas. saimos da agua so para comer alguma coisa e nos preparar para o mergulho da tarde.

As 13:30 hs saimos com o barco da Del Mar aquatics, uma operadora local. Iriamos fazer dois mergulhos, todos em correnteza, conhecido como drift dive. A grande maioria dos mergulhos em cozumel sao realizados na parte interna da ilha, ou seja, dentro do canal que a separa da peninsula de yucatan. Nós sabemos que, quando uma grande quantidade de agua tenta passar por um lugar apertado, como por exemplo um canal, o resultado é sempre uma forte correnteza...e por isso Cozumel é considerada tambem a capital do drift dive. As vezes nem é preciso nadar..só se deixar levar pela corrente.

Nosso primeiro mergulho seria no ponto conhecido como Santa Rosa wall. caimos na agua e ja nos deparamos com um azul infinito. A visibilidade estava em torno dos 40 metros. A parede comecava aos 12 metros e descia em direcao ao abismo. Cabecos de corais, pequenas grutas e uma abundante vida marinha compunham o cenario. Em nosso "voo" pela parede avistamos uma grande tartaruga, ciliares, barracudas, uma raia e inumeros peixes coloridos típicos das aguas caribenhas. O contraste do azul com o colorido dos corais era fascinante. Pude entender o que Jacques Cousteau sentiu quando mergulhou nestas aguas. Apos 50 minutos voltamos para a superficie e partimos para um relaxante intervalo de superficie...em um restaurante na ilha de cozumel.

Acabei cochilando no barco e quando acordei ja estavamos em nosso segundo ponto de mergulho, um ponto conhecido como Tormentos. Me preparei e fui pra agua. O lugar era composto por uma grande variedade de corais e esponjas situados sobre um grande banco de areia. A correnteza estava bem mais forte e simplesmente deslizamos sobre o arrecife. No caminho avistamos lagostas, barracudas, uma grande garoupa e consegui ver pela primeira vez o Splended ToadFish, Sanopus splendidus, uma especie de peixe endemica da regiao. Sempre entocado, precisei cahmar a sua atencao, mexendo meu dedo na porta de sua toca. Queria que ele pensasse que meu dedo era uma isca. Parece que funcionou...a principio...pois ele chegou bem perto e depois se afastou, meio desconfiado. Fiquei um bom tempo tentando filmar o bicho, me segurando em um coral e no fim das contas fiz umas belas imagens. Apos outros 50 minutos voltamos para o barco. Todos estavam satisfeitissimos e um mergulhador veio me dizer com um grande sorriso que nunca havia mergulhado dentro de um "aquario".. com tanta quantidade de vida e cores... Acabei concordando com ele...rs

Aproveitei a noite para rever minhas imagens e acertar alguns detalhes para o proximo dia. Preparei um lanche e ao entrar na net descobri que havia um outro furacao vindo em nossa direcao. Ha duas semanas o furacao Dean devastou o sul do mexico e agora mais um estava a caminho, o furacao Felix, que ja atingiu a categoria 5. Vamos acompanhar de perto a sua trajetoria e torcer para ele nao nos atingir...
















Nenhum comentário:

Postar um comentário