domingo, 4 de julho de 2010

Parque Nacional do Pantanal Matogrossense


Depois de 2 horas de avião, 4 horas de Carro e 5 de barco chegamos a sede do Parque Nacional do Pantanal Matogrossense. Foi uma longa viagem de São Paulo até esta bela região, próximo a Serra do Amolar, no coração do Pantanal Brasileiro. O meu objetivo aqui é filmar a campanha de captura e colocação de colares de rastreamento em Onças Pintadas (Panthera onca) realizada por pesquisadores do ICMBio. Aqui vou contar como foi esta experiência.
O Pantanal Matogrossense é a maior planície alagavel do mundo, englobando o sudoeste do Mato Grosso, o oeste do Mato Grosso do Sul, e parte do Paraguai e Bolívia. Considerado um dos mais extraordinários patrimônios naturais do Brasil, possui uma biodiversidade faunística apenas superada pela existente na Amazônia, porém apresentando maior número de indivíduos por espécies. São mais de 650 espécies de aves, 80 de mamíferos, 260 tipos de peixes e 50 de répteis, além da grande diversidade de insetos.
Ja era a segunda vez que visitava o Pantanal, mas a primeira vez que vinha para este lado, mais ao norte. Saimos de Cuiabá em direção a Poconé e dali entramos na traspantaneira. Confesso que para um cinegrafista de natureza a estrada é uma paraíso...dava vontade de parar o tempo todo para filmar a bicharada. Colhereiros buscando comida nas poças dágua, biguatingas caçando, ninhos de Tuiuiú, Gaviões caramujeiros e Carcarás em busca de uma presa, Jacarés aos montes, Capivaras.....tudo alí...na beira da estrada!Pena que tinhamos pressa e não podiamos parar...fiquei só admirando de dentro do carro.
Chegamos em Porto Jofre e de lá partimos de barco. Foram 5 horas até a sede do parque e pude admirar mais uma vez a bela paisagem da região, agora do ponto de vista do rio Cuiabá.
Tuiuiú

Jacarés na margem do rio Cuiabá

Maguary sobrevoando o rio

Biguatinga secando as asas

Trinta-Réis-Grande

Chegamos quase 9 da noite, cansados e com fome. Descarregamos o barco, nos acomodamos no alojamento e nos deliciamos com a janta feita pela Dona Eliane. Depois disso só tinha força para ir pra cama. Tinha que descansar porque o outro dia seria puxado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário